9.6.13

Correndo atrás do arco-íris


Meu filho chega correndo em casa. "Mãe, faz um bolo de arco-íris para mim?"

Eu não sabia do que ele estava falando. Pensei que ele tinha visto mais um dos memoráveis arco-íris que cruzam o céu de Brasília, juntou com a visão da mãe na cozinha, e saiu com essa. "Não, mãe, o bolo do aniversário da minha amiga!" Essas crianças e suas mentes concretas.

Lembrei então que vi algo sobre isso no blog The Cookie Shop. Fui para o Google e, voilá, um monte de receitas.


Basicamente é um bolo branco - serve até o preparo pronto, para quem não quer ter trabalho - dividido em porções e tingido com corante alimentício. Como tinha algumas cores em casa (não todas do arco-íris, mas até aí meu filho ainda não sabe quais são elas, então tudo bem), pude cumprir o prometido na mesma hora.

No fundo você pode sentir um gostinho do corante. Mas nada que estrague a surpresa de partir o bolo e ver a explosão de cores. É de uma delicadeza ímpar.

Para inspirar, escolha qual vídeo prefere, da Judy Garland ou do Double Rainbow Guy. Afinal, cada um tem o arco-íris que merece, né?





Bolo arco-íris
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 3 ovos
- 1 xícara de leite
- 3/4 de xícara de óleo de canola ou girassol
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Corantes alimentícios nas cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul e violeta

Peneire e misture os secos. Bata o restante dos ingredientes (menos os corantes) e, aos poucos, acrescente e incorpore os secos.

Divida a massa em seis partes, uma delas com um pouco mais do que as outras - essa será a primeira a ser colocada na forma redonda, untada e farinhada. Coloque poucas gotas ou, no caso de corante em gel, uma gotinha na ponta de um palito. Misture bem.

Despeje cada massa bem no centro da forma, uma sobre a outra. Asse em forno preaquecido até o palito sair seco. Deixe amornar antes de colocar a cobertura. No meu caso, usei mashmallow com duas gotinhas de corante azul. E petico jogou estrelinhas coloridas em cima.

Nenhum comentário: