25.3.13

Caça ao coelho


"Eu pulo pra frente, eu pulo pra trás..." #supermeidentifico.

São tantos sonhos que não viram projetos, tantos projetos que viram obrigação, tantas obrigações que afastam os sonhos, que precisava dar um tempinho para mim e investir na melhor terapia que conheço: cozinhar.

Inspirada pela Páscoa que se aproxima, recuperei uma receita do curso União Docelar que fiz séculos atrás e me joguei nos ovos, farinha e, claro, muito açúcar. O público-alvo aprovou muitíssimo!

Muffins de chocolate com merengue italiano

Massa
- 1 xícara de açúcar refinado
- 4 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chocolate em pó
- 1 xícara de leite quente
- 1 pitada de sal
- 180 gramas de manteiga amolecida
- 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
- 1/4 xícara de gotas de chocolate ao leite (não usei)

Bata o açúcar e os ovos até esbranquiçar. Adicione a farinha, o chocolate previamente dissolvido no leite, o sal e a manteiga e bata bem. Coloque o fermento e bata ligeiramente, ou misture com a colher. Distribua a massa nas forminhas, preenchendo apenas 3/4 de sua capacidade, para não transbordar ao assar. (Acrescente o chocolate aqui.) Asse em forno preaquecido e desenforme morno.

Merengue italiano
- 1 3/4 xícara de açúcar granulado
- 1 xícara de água
- 3 claras

Ferva o açúcar com a água, sem mexer, até obter uma calda de fio - o ponto está certo quando escorre da colher formando um fio como cabelo.

Quando estiver quase no ponto, bata as claras em neve - firmes, mas sem picos. Acrescente a calda e continue batendo, até esfriar (você sabe quando a tigela estiver morna para fria). Coloque em um saco de confeiteiro, com bico perlê ou pitanga, e decore a gosto.

Eu usei pasta americana pronta e um cortador de biscoito de coelhinho para fazer uma bossa.

Nenhum comentário: