5.2.13

Festa dos carrinhos


Quem tem criança sabe que a cada dia é preciso inventar algo. Neste fim de semana, eu e meu filho fizemos uma festa de aniversário para os carrinhos.

Meu filho é um carrólogo desde sempre. Aos quatro, ele sabe todas as marcas e seus respectivos modelos e prefere uma Quatro Rodas a um gibi. Ele brinca e fala de outras coisas também, mas sempre volta para isso. Por isso nada mais natural do que festejar o aniversário de um deles numa tarde de domingo.

Aniversário pede bolo e vela e parabéns a você cercado de convidados (no caso, mais carrinhos), e assim foi. Escolhi uma receita de um arquivo que tenho em casa organizado pela minha tia-avó (e sobre o qual ainda preciso fazer um post) após duas palavras me chamarem a atenção: "delicioso" e "Conceição".

Conceição era uma senhora que trabalhava para minha família muito tempo atrás, no Rio. Eu lembro pouco dela, mas a fama permaneceu como de grande pessoa e excelente quituteira.

Só mudei uma coisinha - coloquei uma colher a mais de chocolate do que o recomendado. O resultado foi um bolinho de chocolate superfofo, daqueles que todo mundo gosta sem saber exatamente por quê.

Bolo de chocolate da Conceição
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 3 xícaras de açúcar
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 3 ovos em temperatura ambiente
- 2 xícaras de leite
- 2 colheres de sopa bem cheia de manteiga derretida

Misture os ingredientes secos. Depois incorpore os molhados e bata bem. Asse em forma untada e farinhada até você espetar um palito no meio e ele sair seco.

Você pode colocar uma calda para deixar o bolo bem molhadinho...

Calda de chocolate
- 1 xícara de açúcar
- 2 xícaras de leite
- 1 xícara de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de margarina
- 2 colheres de sopa de amido de milho

Misture em fogo baixo até engrossar. Coloque sobre o bolo ainda morno.

Eu usei só metade dessa receita, que estava congelada de outra vez.

Nenhum comentário: