5.8.12

Minha torta favorita


Cresci em Joinville, cidade de colonização alemã, onde um café à tarde invariavelmente é acompanhado por uma tortinha ou um bolinho ou uma cuca...

De todas as variedades, a que mais me encanta é a torta alemã, por sua simplicidade: biscoito maisena, creme e chocolate. É o acompanhamento perfeito do café. (Mas não que eu não goste também da torta de morangos com suspiro, da de damasco com coco queimado, da floresta negra... ;-)

Segue a receita da querida amiga Anna Luisa, que tirou do Livro da Apae de Joinville.

Torta alemã
- 600 gramas de nata ou 2 latas de creme de leite sem soro
- 1 tablete de manteiga (200 gramas)
- 4 gemas 3 gemas

- 250 gramas de açúcar
- 2 pacotes de bolacha maisena
- Vinho branco ou conhaque

Bata bem a manteiga, as gemas e o açúcar. Junte a nata ou creme de leite e apenas misture. 

Pegue uma forma de abrir ou um refratário e forre o fundo e as laterais com uma camada de biscoitos umedecidos em leite com um pouco do vinho ou de conhaque. 

Jogue a metade do creme, nova camada de biscoito, o restante do creme e termine com biscoito (eu sugiro levar a torta um pouco na geladeira antes de colocar a camada de biscoito intermediária, para que eles não boiem). Leve a geladeira de um dia para o outro. 

Cobertura:
- 8 colheres de sopa de Nescau chocolate em pó de qualidade

- 2 xícaras de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher rasa de leite em pó

Leve ao fogo e mexa até engrossar - o que demora bastante para acontecer (usei o leite em pó para isso). Tire da forma da geladeira, cubra com a calda bem quente e volte a geladeira.

Nenhum comentário: